Pedra Selada: A Vista mais Linda da Região


A Pedra Selada é um dos maiores e mais belos marcos da região. Podendo ser avistada de quase todas as partes altas das vilas e vales, devido a sua altura de 1700 metros, seus dois cumes irmãos dão o formato e o nome a pedra, já que lembram uma sela de montaria. Há pouco tempo a trilha de acesso e o entorno do pico se tornaram parte do Parque Estadual da Pedra Selada e há esperança de que a a fauna e flora locais fiquem cada vez mais protegidas.

Para um dia de aventura e subida até o topo da Pedra Selada, é preciso ir até a sua base, que fica em torno de 15km da vila de Mauá, pagar uma taxa para o pessoal da fazenda que mantém a trilha, disponibiliza banheiros e estacionamento, e ter muita energia! Dependendo do ritmo e das paradas, a subida pode levar até 2:30h, mas é recompensada por diversos pontos de observação da vista, minas de água pura para refrescar e vários pássaros exóticos. Isso tudo, claro, antes do grande final.

A vista e a sensação de estar no topo da Pedra Selada são incríveis! De um lado, o Vale do Paraíba até perder de vista, do outro, o Vale do Rio Preto, se estendendo para dentro de Minas, e mostrando toda a beleza da região de Mauá. Se subir bem cedinho, é possível ver o sol nascer por cima das nuvens, uma visão simplesmente inesquecível. Se for no meio do dia e no verão, vai conseguir tomar uma boa ducha no caminho. Enfim, a natureza é infinita e depende do que você gosta para escolher a melhor época e horário.

A trilha é fácil e normalmente se faz ela sem guia. Porém, se for muito inexperiente ou achar necessário, contrate um guia da região, tenha um bom passeio e se encante com a Pedra Selada!

Em Destaque
Mauá360° Recomenda
Fale com a Gente
Navegue

Visconde de Mauá

Rio de Janeiro, RJ