Irineu Evangelista de Souza: O Visconde de Mauá


Irineu Evangelista de Souza foi o primeiro grande empreendedor do Brasil. Encantando por ideias vindas da revolução industrial devido a sua relação com comerciantes europeus, vislumbra um país baseado nos pilares do capitalismo e livre comércio, sendo a favor da mínima interferência econômica do governo, mesmo tendo se beneficiado de diversas concessões, o que por muitos é apontado como contraditório.

Como todo grande empresário, atuou em diversos ramos, desde meios de transporte, como linhas de trem e estaleiros, passando por bancos e instituições financeiras, iluminação pública, indo até uma rede de telégrafos submarina, que ligava o Brasil com a Europa. Se tornou o homem mais rico do Brasil, com fortuna maior que o orçamento de todo o Império. Seu sucesso é interrompido quando seus interesses se chocam com um dos banqueiros mais poderosos da história. Através de uma manobra de câmbio, Irineu levanta uma fortuna, mas prejudica de forma direta o Barão de Rothschild. Esse por sua vez, começa a ver o Visconde de Mauá como concorrente e articula para se vingar.

Um filme super interessante que conta toda a história de Irineu Evangelista de Souza, o Visconde de Mauá, é "O Barão de Mauá: O Imperador e o Rei. Veja o filme completo abaixo:

Em Destaque
Mauá360° Recomenda
Fale com a Gente
Navegue

Visconde de Mauá

Rio de Janeiro, RJ