Carnaval de Paz em Visconde de Mauá


Maringá do Rio

No alto da Serra da Mantiqueira, a região de Visconde de Mauá, interior do Estado do Rio de Janeiro é o destino perfeito para quem busca tranquilidade no carnaval. Próxima as fronteiras dos estados do Rio, São Paulo e Minas o trajeto leva pouco mais de três horas viajando de carro a partir da capital carioca e cerca de quatro horas saindo da capital paulista. Escolha bem os dias e horários da viagem, para evitar os congestionamentos típicos dos feriados.

Diferente dos destinos mais badalados do carnaval, Visconde de Mauá é para os que vão em busca de romance, aproveitar a natureza, ter tranquilidade, curtir uma boa gastronomia, artesanato e aventuras! A região não conta com uma programação oficial de carnaval, mas pequenos blocos, festinhas e feiras costumam acontecer. Fique ligado no nosso Facebook para saber o que vai rolar durante o carnaval!

Visconde de Mauá é dividido em três vilas: Mauá, Maringá e Maromba. O clima, nas três, é de paz e amor, graças ao legado da cultura hippie que chegou a região na década de 70 e a proximidade com a natureza exuberante. Mas em termos de estrutura e acesso, há diferenças que podem ajudar a escolher onde passar seu carnaval. Confira as características de cada uma delas:

Visconde de Mauá

Primeira cidade a dar as caras na serra é a Vila de Visconde Mauá que oferece maior estrutura para o viajante. São diversas opções de hotéis, pousadas, restaurantes e comércios em geral, além de ser a sede de serviços como correios, posto de saúde e polícia. Ideal para quem prefere a comodidade de ter tudo à mão. Não costuma ter um movimento específico de carnaval.

Maringá

Cinco quilômetros depois, por uma estrada sinuosa, porém asfaltada, está a segunda vila, a Vila de Maringá, que se destaca principalmente pelas hospedagens confortáveis e restaurantes da melhor qualidade. Por ali, não deixe de passear a pé pela vila e intercalar lojinhas de artesanato e moda com as delicatessen de primeira classe. Durante o carnaval, acontecem pequenos blocos familiares muito animados. Veja abaixo um pequeno trecho de como foi em 2017:

Maromba

Mais 3 quilômetros, com trechos de estrada de terra, fica a última das três vilas, a Vila da Maromba. Ali, o destaque não é a estrutura, já que os hotéis são do tipo simples e confortável e os restaurantes substituem o requinte pelo delicioso tempero caseiro. Na Maromba o importante é a beleza natural, não faltam cachoeiras no entorno, para mergulhar quando o tempo estiver quente, ou para apreciar, nos dias mais friozinhos. Com um clima totalmente alternativo ao passear pela rua, não deixe de conhecer o artesanato local. Em feriados como o carnaval, costumam ocorrer festas noturnas um pouco mais badaladas. Vale conferir!

Para explorar Visconde de Mauá ao máximo durante o carnaval, a dica é escolher uma vila como base, mas se programar para conhecer as outras. Cada uma com seu estilo possuem espaços de beleza únicos que valem ser apreciados. Bom carnaval!

Em Destaque
Mauá360° Recomenda