Guia Completo de Visconde de Mauá: O que Fazer, Quando ir e Onde Ficar

Vila da Maromba2.jpg

Visconde de Mauá é um paraíso ecológico localizado no coração da mantiqueira, que encanta seus visitantes e proporciona momentos inesquecíveis. Lugares como a cachoeira do escorrega, a pedra selada e a Vila de Maringá são únicos!


A região de Visconde de Mauá é formada por três vilas principais, Maringá, Visconde de Mauá e Maromba, e se destaca pela beleza natural, cachoeiras, gastronomia de excelente nível e hospedagem de primeira qualidade, seja em hotel ou camping.


O Mauá360 leva até você o que de melhor Visconde de Mauá tem a oferecer. Não deixe de conferir a previsão do tempo para curtir o melhor clima. Seja Bem Vindo!

O Que Fazer em Visconde de Mauá

Visconde de Mauá é um berço de águas! Localizada nas encostas do Parque Nacional de Itatiaia, sua localização é privilegiada quando o assunto é água limpa e pura, é e muito comum encontrar bicas naturais de água potável em meio as trilhas da região. Assim o caminhante pode curtir o passeio sempre hidratado e renovado.

E o que dizer das Cachoeiras em Visconde de Mauá? São simplesmente únicas e incríveis, além de ter para todos os gostos, desde poços pequenos e de fácil acesso, ideal para crianças e idosos, até trilhas para aventureiros mais radicais, que podem durar até 3h de duração.

Cachoeiras:

Poção.jpg

Cachoeira do Escorrega

A Cachoeira do Escorrega é o maior ponto turístico da região de Mauá. O nome se deve ao enorme escorrega formado pela enchente de 1967, que formou o "brinquedo" ao carregar a massa de terra que cobria a enorme pedra. Hoje, mais de 50 anos depois, o local se tornou um lindo ponto de mergulho, observação e, claro, muita diversão!

LEIA MAIS>

Cachoeira do Poção

A Cachoeira do Poção da Maromba, também conhecida como Poção dos 7 metros, é a segunda cachoeira mais visitada da região, perdendo apenas para a Cachoeira do Escorrega. Seu atrativo principal é um salto de 7 metros de altura que termina dentro de um enorme poção de água gelada e profunda!

LEIA MAIS>

Cachoeira da Santa Clara

Entre a Vila de Maringá e a Vila da Maromba está o Vale da Santa Clara, que abriga uma das mais incríveis cachoeiras de Visconde de Mauá. A partir da entrada do vale, depois da ponte sobre o Rio Preto, pouco mais de 2km te levam até a entrada da Cachoeira da Santa Clara.

LEIA MAIS>

Cachoeira Véu de Noiva

A Véu de Noiva é uma pequena cachoeira localizada bem pertinho da Vila da Maromba. A partir dali uma caminhada de 15 minutos te leva a entrada da trilha, que é muito bem sinalizada, curta e fácil, recomendada para todos.

LEIA MAIS>

Cachoeira do Marimbondo

Localizada no alto do Vale do Pavão, o acesso se dá por uma trilha com acentuação moderada (em alguns pontos mais inclinada), de duração média de dez minutos na descida e vinte na subida. A estrada até o início da trilha é ruim, sendo o ponto mais crítico a subida logo após o Restaurante Babel. Se for a pé, além de poupar o carro, irá fazer uma caminhada muito bonita, porém longa e inclinada, com um lindo mirante para o vale no caminho. Prepare-se, respire e vá!

LEIA MAIS>

As Vilas:

Vila_de_Maringa.JPG

A Vila de Visconde de Mauá

A Vila de Visconde de Mauá é a principal e a primeira que se chega após o alto da serra. Por isso, nela se concentra os principais serviços de infra estrutura, como a escola, o posto de saúde, os correios, a polícia etc... Além disso, existe uma boa diversidade de restaurantes e pousadas, em menor número que Maringá, mas de qualidade equiparável!

LEIA MAIS>

A Vila de Maringá

A Vila de Maringá é a mais estruturada das 3 vilas que formam a região no que diz respeito ao turismo. Repleta de boa gastronomia e hospedagem, a vila fica localizada metade no Rio de Janeiro e metade em Minas Gerais, sendo conectada por uma ponte de pedestres, que por si só já é uma atração. Devido a seu charme, clima pacato e opções de lazer, é um passeio indispensável para quem vem aproveitar uns dias na serra.

LEIA MAIS>

A Vila da Maromba

A Vila da Maromba é a mais afastada entre as três vilas, e a que fica em maior altitude também, mais de 1.300 metros. Sua proximidade das principais cachoeiras a torna especial e destino preferido dos mochileiros, pois além dos diversos campings espalhados pela vila, é possível fazer tudo a pé.

LEIA MAIS>

Outras Atrações

Pedra Selada

A Pedra Selada é um dos maiores e mais belos marcos da região. Podendo ser avistada de quase todas as partes altas das vilas e vales, devido a sua altura de 1700 metros, seus dois cumes irmãos dão o formato e o nome a pedra, já que lembram uma sela de montaria. Há pouco tempo a trilha de acesso e o entorno do pico se tornaram parte do Parque Estadual da Pedra Selada e há esperança de que a a fauna e flora locais fiquem cada vez mais protegidas.

LEIA MAIS>

DSC_0176.jpg

Caminho das Artes

Visconde de Mauá é muito conhecida pelas belezas naturais e ótimas opções gastronômicas. Porém, há muitos outros encantos que você pode conhecer, como o Caminho das Artes. Trata-se de um circuito composto por dezenas de artistas plásticos, escultores e espaços culturais que escolheram sediar suas artes na região. Eles criaram o Caminho como uma forma de localizar e orientar os espaços e ateliês.

LEIA MAIS>

Alto Maringá

Essa região cada vez mais vem sendo descoberta em seus encantos com uma grande diversidade de opções, ótimo para você conhecer diferentes vertentes de Visconde de Mauá.

LEIA MAIS>

Quando ir para Visconde de Mauá

Verão

O Verão em Visconde de Mauá é bastante agitado em termos de clima. Praticamente todos os dias faz sol e chuva! As pancadas se concentram nos fins de tarde, geralmente depois das 15h, e não tardam a passar. Para compensar, nessa época as águas das incontáveis cachoeiras ficam bem menos geladas que no inverno. Outro ponto favorável é que o volume de água nos rios está alto, possibilitando diversos mergulhos e saltos, como no Poção da Maromba.

Inverno

O clima frio do inverno é um convite irrecusável para casais a procura de momentos românticos. Nessa época, a temperatura pode chegar facilmente a 0°C, e para curtir sem problemas, é necessária vestimenta adequada ao frio. Quase não chove entre junho e agosto, e os dias de sol, sem nenhuma nuvem no céu, são maravilhosos. Ao anoitecer, a temperatura despenca e os aquecedores e lareiras,presentes nas pousadas e restaurantes, são indispensáveis.

Onde Ficar em Visconde de Mauá

Visconde de Mauá possui uma das mais extensas redes hoteleiras do Brasil. São mais de 200 opções para todos os gostos, desde pousadas, quartos luxuosos em hotéis antigos e renomados, passando por casas bem grandes para alugar e viver momentos inesquecíveis com a família, muitos chalés românticos para curtir em casal até opções em camping, que em sua maioria ficam em Maromba, como o Camping Cabanas da Maromba, localizado 150 metros antes da vila.

Encontre sua Pousada em Visconde de Mauá, Maromba ou Maringá com a nossa ajuda. Se precisar entre em contato que te damos dicas para que encontre a pousada perfeita para você.

Veja Todas as Hospedagens AQUI>